Ei, pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês um conceito incrível que aplicamos recentemente em uma atividade com meus alunos na FAETEC, unidade Alemão: a gamificação. Você já ouviu falar sobre isso? Bom, vou te contar tudo!
O que é Gamificação?
A gamificação é uma abordagem pedagógica que utiliza elementos e mecânicas de jogos para engajar e motivar os alunos no processo de aprendizagem. Isso mesmo, estamos falando de transformar a sala de aula em um verdadeiro jogo, onde cada desafio superado traz recompensas e novos níveis de aprendizado.
Gamificação na Prática | O Case
Hoje foi um dia especial na FAETEC, unidade Alemão! Decidi implementar a gamificação em uma atividade para diversificar nossas práticas pedagógicas e incentivar o trabalho em equipe dos alunos. Dividimos a turma em times multidisciplinares e propusemos um desafio: cada equipe deveria criar e apresentar uma atividade que unisse conhecimento, capricho e força de vontade.
Os alunos abraçaram o desafio com entusiasmo! Durante dias, eles se dedicaram a planejar e executar suas atividades, aplicando os conteúdos aprendidos em sala de aula de forma criativa e inovadora. Foi incrível ver o empenho e a colaboração de cada equipe, trabalhando juntos para alcançar um objetivo comum.
No dia da apresentação, o clima de competição e camaradagem tomou conta da sala. Cada equipe demonstrou seu trabalho com orgulho, e foi inspirador ver como eles conseguiram absorver os conteúdos de forma tão dinâmica e divertida.
Benefícios de atividades gamificadas no aprendizado
E então, qual foi o resultado dessa experiência gamificada? Além do aprendizado significativo proporcionado aos alunos, pudemos observar um aumento significativo na motivação e no engajamento durante todo o processo.
De acordo com estudos recentes, atividades gamificadas podem aumentar a retenção de informações em até 90% e melhorar o desempenho acadêmico em até 30%. Isso sem falar no desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
Portanto, fica claro que a gamificação é uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de tornar o aprendizado mais envolvente, eficaz e divertido. Vamos continuar explorando novas formas de trazer essa abordagem inovadora para nossa sala de aula e proporcionar experiências de aprendizado cada vez mais enriquecedoras para nossos alunos!
Quer saber mais? Clique e leia meu artigo sobre Gamificação na Educação.
Abraços,
Entendo a “desmotivação” como um elemento negativo que tende a se irradiar por todos os espaços e recantos de nossas vidas, incluindo o trato social, (casamento e relacionamentos sociais), que acaba por se transformar em depressão, agravando mais ainda o quadro, que se torna clínico. Por este motivo, os jogos desenvolvidos, principalmente em sala de aula, junto com os esudantes, independente da faixa etária, servem como elemento de elevação do grau participativo do ser humano, levando-o a desafios que o tornarão mais competitivos, tornando-o um ser humano mais elevado e preparado para o sucesso. Parabens pela inciativa André Aguiar.