A metodologia A2 de ensino é uma abordagem inovadora que visa maximizar a absorção do conhecimento, dividindo o tempo de aula em quatro fases distintas. Ao integrar diversas técnicas de ensino, a metodologia A2 busca transformar a maneira como os alunos aprendem e retêm informações, garantindo um aprendizado mais eficaz e duradouro.
Como Funciona a Metodologia A2 de Ensino
A metodologia A2 de ensino consiste na divisão do tempo de aula em 4 fases distintas, com o objetivo de maximizar a absorção do conhecimento. Esta abordagem inovadora é baseada na teoria da pirâmide de aprendizagem, que destaca a eficácia das metodologias ativas e interativas no processo de ensino.
Conceito de Pirâmide de Aprendizagem
A teoria da pirâmide de aprendizagem, atribuída a William Glasser, explica como o nosso cérebro apreende informações de maneira bastante didática. Glasser argumenta que metodologias passivas, como ler e escutar, trazem menos resultado do que metodologias ativas e interativas, como discutir e ensinar a alguém. De acordo com Glasser, a porcentagem de assimilação de informação é maior quando você interage de algum modo com o conteúdo. A porcentagem de retenção é:
- Ler – 10%
- Ouvir – 20%
- Observar – 30%
- Ver e ouvir – 50%
- Debatendo com os outros – 70%
- Fazer – 80%
- Ensinar aos outros – 95%
Pirâmide de Aprendizagem nas Minhas Aulas
Com base nesses conceitos, a metodologia A2 divide a aula em 4 fases, buscando maximizar a absorção do conhecimento:
- 20% – Apresentação Oral do Conteúdo: A exposição oral inicial proporciona uma visão geral e contextualiza os alunos sobre o tema a ser estudado.
- 20% – Digitando o conteúdo no Word: Este exercício ajuda a fixar a informação de maneira prática, estimulando a escrita e a organização do conteúdo.
- 25% – Exercícios de Fixação: Atividades de fixação são fundamentais para a consolidação do conhecimento, permitindo que os alunos pratiquem o que aprenderam.
- 35% – Super Desafios Gamificados: A gamificação é uma poderosa ferramenta para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, tornando o aprendizado mais divertido e interativo. 🎮📚
A Gamificação no Aumento do Engajamento dos Alunos
A gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento dos alunos. Ao incorporar elementos de jogos na educação, como desafios, recompensas e competição saudável, os alunos se sentem mais motivados a participar ativamente das atividades de aprendizagem. 🏆✨
#Gamificação | Um case de Sucesso na FAETEC do Complexo do Alemão
Pesquisa de Satisfação
Uma pesquisa realizada com 68 alunos em situação de vulnerabilidade social, da Faetec do Alemão, revelou que mais de 95% dos participantes consideraram a metodologia A2 de ensino Boa ou Excelente. A amostra contou com 68% de mulheres e 32% de homens, com idades entre 25 e 60 anos. Entre os participantes, 90% estavam cursando o ensino médio e 10% o ensino superior.
Conclusão
A implementação da metodologia A2 de ensino resultou em um aumento expressivo na satisfação e retenção dos alunos. Em 83% dos casos, houve uma melhora considerável na retenção do conhecimento, refletindo no desempenho técnico nas disciplinas ofertadas.
Visite nosso artigo sobre gamificação na educação em LinkedIn
#AndréAguiar #EducaçãoInovadora #MetodologiaA2 #Gamefication #MarketingDigital #GrowthHacking
The A2 teaching methodology is an innovative approach designed to maximize knowledge absorption by dividing class time into four distinct phases. Based on William Glasser’s learning pyramid theory, it emphasizes active and interactive teaching methods for better retention. The phases include oral presentation, content typing, fixation exercises, and gamified challenges. Research with 68 students from Faetec do Alemão showed over 95% satisfaction with the methodology. This approach significantly increased student satisfaction and knowledge retention. Learn more about gamification in education by visiting our article on LinkedIn.
Parabéns pela sua iniciativa de ajudar as pessoas que querem se aprender mas utilizar essa ferramenta